15.12.2016, vou ficar com o cérebro feito em água

Há 2 anos passei um mês em Munique, para tirar um curso de alemão (nível A1). Óbvio que, sem praticar, muitas coisas foram esquecidas. Agora estou a estudar em casa o nível A1, para ver se consigo começar com um curso a partir do nível A2 (assim, consigo poupar um bom dinheiro).

Antes, o Instituto do Emprego daqui dava apoios para tirarmos cursos de alemão logo a partir do nível A2. Sorte a minha, agora só dão a partir do nível B1. Portanto, para conseguir fazer isto da forma mais rápida possível, vou tentar fazer o A2 em dois meses (está dividido em A2.1 e A2.2) num curso intensivo.

Já sabia, antes de vir, que os primeiros tempos seriam para estudar alemão. É uma língua bastante diferente e isso implica que tenhamos que dedicar a maior parte do nosso dia a estudar, se queremos avançar rapidamente (dentro dos possíveis). Óbvio que irei demorar muito mais tempo para sentir que consigo falar alemão fluentemente. Tenho colegas que estão cá há quase 3 anos, que tiraram cursos até completar o nível B2 (o indicado para quem quer trabalhar cá) e continuam a dizer que ainda têm muito para aprender. É normal, imaginem o que é ter que aprender milhares de palavras que não têm qualquer semelhança com a nossa língua e outras línguas que já conhecemos.

Vai ser bastante cansativo (esta sou eu a mentalizar-me, para tentar não desesperar muito daqui a uns tempos), mas acredito que valerá a pena.

Baby steps...

Comentários

  1. Pois é, bebé! O Alemão é lixado com "f". Como não é uma língua que oiçamos regularmente, o que aprendemos evapora-se com facilidade. Mas como estás aí e só ouves falar alemão, a coisa acaba por tornar-se mais fácil. Tem calma contigo. Tu chegas lá ;)

    ResponderEliminar
  2. É mesmo complicado quando nos afastamos dos estudos intensos e nos passa algumas coisas. Ma sbasta um pouco de aplicação para tudo voltar =)

    ResponderEliminar
  3. Espero que corra tudo pelo melhor :)

    ResponderEliminar
  4. Força! Vai valer a pena o esforço :)

    ResponderEliminar
  5. O alemão é uma língua muito complicada, mas aos poucos tu consegues ^_^ Espero que estejas bem e que estejas a gostar de Munique.

    Beijinho*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

29.06.2016, os doutores

Vou ter que me habituar a isto

19.05.2016, só podem andar com problemas auditivos