O língua alemã e as suas declinações

Muito há para fazer sobre as 1001 declinações da língua alemã, mas este post deve-se a um tipo específico de declinação: a n-Declinação.

---
Breve resumo das declinações em alemão:

Existem 3 géneros: masculino, feminino e neutro.

Existem 4 casos: nominativo, acusativo, dativo e genitivo.

Cada caso implica declinações para cada género.

O que é que declina? Artigos defininos, artigos indefinos, artigos negativos, pronomes pessoais, pronomes demonstrativos, pronomes interrogativos, pronomes relativos, adjectivos.... and so on. (acredito que ainda venha a descobrir muitas mais declinações)

Depois de decorarmos a declinação correspondente para cada género, o complicado é acertar no caso certo para cada situação. Temos verbos que só são utilizados com acusativo, outros só com dativo, e depois temos os "mistos". O mesmo se passa com preposições e advérbios.
---

Mas, voltando à n-Declinação....

Como se tudo isto já não bastasse, eis que, no meio de milhentas excepções à regra, aparece mais uma: dentro dos substantivos masculinos, temos uns quantos que declinam de forma diferente dos restantes.

Dentro destes mesmos substantivos "especiais", temos 5 que têm a sua própria n-Declinação no genitivo.

Depois de nos dizerem que a n-Declinação é algo associado a substantivos masculinos, surge mais uma excepção às excepções: existe UM substantivo neutro que também tem n-Declinação, mas só no dativo e no genitivo.

Escusado será dizer que os próprios alemães não sabem o porquê destas coisas existirem e qual a sua lógica.

Há que aguentar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

29.06.2016, os doutores

Vou ter que me habituar a isto

19.05.2016, só podem andar com problemas auditivos