O língua alemã e as suas declinações
Muito há para fazer sobre as 1001 declinações da língua alemã, mas este post deve-se a um tipo específico de declinação: a n-Declinação.
---
Breve resumo das declinações em alemão:
Existem 3 géneros: masculino, feminino e neutro.
Existem 4 casos: nominativo, acusativo, dativo e genitivo.
Cada caso implica declinações para cada género.
O que é que declina? Artigos defininos, artigos indefinos, artigos negativos, pronomes pessoais, pronomes demonstrativos, pronomes interrogativos, pronomes relativos, adjectivos.... and so on. (acredito que ainda venha a descobrir muitas mais declinações)
Depois de decorarmos a declinação correspondente para cada género, o complicado é acertar no caso certo para cada situação. Temos verbos que só são utilizados com acusativo, outros só com dativo, e depois temos os "mistos". O mesmo se passa com preposições e advérbios.
---
Mas, voltando à n-Declinação....
Como se tudo isto já não bastasse, eis que, no meio de milhentas excepções à regra, aparece mais uma: dentro dos substantivos masculinos, temos uns quantos que declinam de forma diferente dos restantes.
Dentro destes mesmos substantivos "especiais", temos 5 que têm a sua própria n-Declinação no genitivo.
Depois de nos dizerem que a n-Declinação é algo associado a substantivos masculinos, surge mais uma excepção às excepções: existe UM substantivo neutro que também tem n-Declinação, mas só no dativo e no genitivo.
Escusado será dizer que os próprios alemães não sabem o porquê destas coisas existirem e qual a sua lógica.
Há que aguentar.
Comentários
Enviar um comentário