15.03.2016, dos vícios

Existem vícios que se tornam hábitos.

O meu grande hábito viciante é o café. Penso que me iniciei neste consumo por volta dos 13/14 anos. Lembro-me que comecei por tomar carioca de café, porque supostamente seria mais saudável que o café, mas em pouco tempo passei a tomar um belo de um expresso depois do almoço. Mas só um por dia, porque “és muito nova para andares a tomar vários cafés”. Já devia ter uns 16 anos quando comecei a tomar café também à noite. Mas isto era algo que só acontecia ao fim de semana. Quando entrei para a faculdade… Aí tinha dias em que chegava aos 10 cafés (às vezes ultrapassava). A média diária andava pelos 4/5 cafés, mas naqueles dias mais complicados, se eu tivesse uma máquina por perto, tomava um café sempre que tivesse 2 minutos de pausa (convenhamos que os cafés daquelas máquinas eram algo muito soft, por isso 2 valiam apenas por 1). Actualmente, tomo 2 cafés por dia: um quando chego ao trabalho e outro depois de almoçar. Só se sair à noite é que costumo tomar café também à noite.

Conheço pessoas que, no máximo, podem tomar um café (fraco) depois de almoçar. A partir daí nem tocam no café, senão não dormem. Por vezes, gostava de ser assim. A cafeína nunca me tirou o sono nem é algo que me deixe eléctrica, por isso os meus pais também permitiram que eu começasse a tomar café com aquela idade. Mas quando durmo pouco e estou perdida de sono, tomo mais cafés do que habitualmente, com aquele pensamento de “preciso de um café para acordar”. Óbvio que sei que não vai ser o café que me vai tirar o sono (até porque sou capaz de beber um café e adormecer a seguir), mas só aquela pausa de minutos, por poucos que sejam, e aquele saborzinho a café que fica, é o suficiente para me despertar mais um pouco e dar-me aquela forcinha necessária para continuar acordada. Apesar de a cafeína não surtir um efeito aparente em mim, se eu falhar o meu café matinal é todo um problema. Fico com dores de cabeça, leves mas muito chatinhas, que mesmo depois de tomar café demoram a passar. Isso é algo que às vezes me acontece ao fim de semana. Normalmente não fico na cama a manhã toda (o hábito de acordar cedinho durante a semana não me deixa dormir como gostaria ao fim de semana), mas se por acaso fico mais um pouco na cama e não vou fazer um café para beber… dor de cabeça para metade do dia, pelo menos!

A cafeína já está em mim e eu ressaco se a tento “largar”. Mas, se há vícios que gostava de perder, este é o meu vício predilecto, do qual não tenciono abdicar!

Comentários

  1. Temos uma relação idêntica com o café.
    Comecei a beber café muito novo e na altura ficava elétrico e, às vezes, mal disposto. Durante muitos anos bebia apenas um café a seguir ao almoço e outro a seguir ao jantar. Mais tarde passei a tomar outro antes de começar a trabalhar, mas desde que as máquinas caseiras começaram a tirar cafés de qualidade (as primeiras eram uma desgraça que nem tinham bomba: usavam a pressão da água quente e os cafés saíam uma porcaria), bebo no mínimo 5 por dia.
    Com a continuação deixou de me tirar o sono. O cafezinho a meio da viagem, para não adormecer ao volante, não surte qualquer efeito. E é um "vício" muito gostoso que não tenciono deixar. Sem café fico com a neura e dores de cabeça, mas já tenho estado períodos sem beber café e penso que se fosse necessário, por motivos de saúde, era capaz de deixar, sem problemas.

    ResponderEliminar
  2. Sou sincera, não gosto de café, só daquele tipo café da borra que aqui no ribatejo se faz em casa numa panela :P E raramente bebo, tenho de estar mesmo a desejo. Mas tbm nunca puxei para beber cafés por isso não me viciei :P

    ResponderEliminar
  3. Adoro café, mas passo bem sem ele!
    O meu vício, neste momento, e talvez o único, é correr!! Tornou-se um vício. Mesmo! Levanto-me cedo para ir correr, saio do trabalho e vou correr...pago para correr! Enfim!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

29.06.2016, os doutores

Vou ter que me habituar a isto

19.05.2016, só podem andar com problemas auditivos